Por Juliette Savin
Quando você pensa em animais em extinção, você pensa em que? A maioria das pessoas provavelmente responderia elefante, gorila, mico leão dourado ou o famoso panda, ícone do WWF. O golfinho talvez. Reparem que a maioria dessas ‘mascotes’ para a preservação de espécies em extinção são mamíferos e a maioria terrestres, não aquáticas.
Segundo um grupo de cientistas espanhóis e canadenses, os oceanos também precisam de uma mascote que represente a luta por sua preservação no inconsciente do público. Este grupo está propondo que a lula gigante cumpra o papel.
Por que a lula?? Em primeiro lugar porque é um molusco, invertebrado marinho (grupo composto por animais como águas-vivas, plâncton e corais) que tem credencial com o público. Apesar dos invertebrados marinhos serem muito importantes para a biodiversidade dos oceanos, eles têm tido pouco interesse político e do público. A lula gigante é uma exceção: segundo o estudo, publicado na revista Biological Conservation em em maio desse ano, o gigante do mares tem sido o assunto de exposições, programas de TV, matérias de revista e websites, no mundo inteiro.
Além disso, a lula gigante é um bom indicador de como as mudanças do clima nos oceanos, impactos associados a temperatura e acidez, e a poluição podem afetar os invertebrados marinhos.
A lula também é um bom indicador do estresse causado pelo homem nos ecossistemas. As lulas gigantes são muito sensíveis à emissão de sons de alta intensidade, como aqueles usados para pesquisa em sismologia ou geofísica, por exemplo. A lula também é muito afetada pela pesca intensiva em alto mar: segundo o mesmo estudo, estas desapareceram completamente de áreas de pesca intensiva, entre 2006 e 2008.
Enfim, segundo os pesquisadores, a imagem da lula é emblemática do impacto do homem nos oceanos. Adotá-la como símbolo da luta contra a degradação dos ecossistemas marinhos ajudaria a engajar o público e os governos nessa luta.
Será? A ideia é boa, mas será que o público aceitará esse bicho estranho, grande demais, e impossível de ver, como aceitou o panda fofo e fotogênico do WWF?
|
Comentários
Assine o RSS dos comentários