Efetividade de áreas marinhas protegidas

Escrito por Petrus
Qua, 02 de Fevereiro de 2011 14:47
Instituto

Por Raquel Neves

Zebrasoma flavescens é o nome de uma espécie de peixe que vive em recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico. Esse peixe, conhecido como cirurgião-amarelo, é bastante utilizado por aquariofilistas por apresentar uma coloração bastante atrativa e um tamanho reduzido, máximo 20 cm.

A constante captura dessa espécie em regiões coralíneas, para uso em aquários, determinou um colapso na população. A coleta de indivíduos adultos reduziu o sucesso na reprodução e, consequentemente, o número de juvenis. O resultado veio após 10 anos de retirada dos peixes com uma grande diminuição no número de indivíduos adultos.

Após a criação de nove áreas marinhas protegidas no Havaí em 1999, pesquisadores descobriram que a implantação de regiões anti-pesca nos oceanos também beneficia a abundância de espécies em zonas distantes dessas áreas de contenção.

Essas foram as conclusões de um estudo que envolveu análises genéticas em mais de 1.000 indivíduos de cirurgião-amarelo, que permitiu identificar a relação de parentesco entre os indivíduos da costa do Havaí.

Peixes adultos dessa espécie são muito territoriais e não se deslocam mais que 0,8 km do recife que habitam. Entretanto, a larva (fase inicial do desenvolvimento) pode se deslocar pelas correntes por mais de 2 meses antes de se tornar juvenil.

Juvenis encontrados em áreas não protegidas tinham relação de parentesco com adultos de áreas protegidas, o que revela que muitos juvenis saudáveis se dispersaram por mais de 183 km enquanto larva, e aumentaram a área de distribuição dessa espécie ameaçada em recifes de coral do Havaí. O fornecimento de larvas do cirurgião-amarelo para outras áreas mostra a efetividade de zonas de proteção marinhas para a reprodução de espécies ameaçadas.

Este fato sugere a implantação de mais unidades de conservação marinhas em países como o Brasil, que apresenta uma área marinha de 4,5 milhões de km², onde apenas 1,5% está protegida.


 

Última atualização em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 18:57
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar